Quem somos

Escola_Doutor_Duarte

O Museu Virtual de Uberlândia entrou no ar oficialmente em junho de 2015. Nasceu como uma plataforma digital em que foram disponibilizados vídeos antigos, produzidos pela Close Comunicação a partir da década de 1990. O acervo é privado e pertence ao jornalista Celso Machado, idealizador do programa Uberlândia de Ontem e Sempre.

No total, são mais de 30 anos de produção audiovisual, que retratam diferentes aspectos da vida uberlandense. Fatos históricos, personagens, curiosidades e registros do cotidiano, originalmente exibidos em matérias jornalísticas daqueles que foram os primeiros programas independentes da televisão local.

A maior parte dos vídeos foi exibido apenas uma vez para o público, em programas como Terra da Gente, Linha Direta, Uberlândia 2000, Perguntar Não Ofende, Uberlândia de Ontem e Sempre, entre outros. O acervo conta também com vídeos institucionais produzidos para empresas como União Atacado, Alô Brasil, Irmãos Garcia e Grupo Algar.

Foram muitos os profissionais envolvidos, alguns que deram seus primeiros passos na carreira nesses projetos pioneiros. Parte das lembranças de várias gerações de uberlandenses povoam nossos arquivos virtuais, que aos poucos ganham alcance em novas mídias, graças às plataformas digitais.

O Museu Virtual de Uberlândia nasceu com o apoio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais, que viabilizou sua criação, desenvolvimento metodológico e lançamento para o público. A partir de 2018, passou a ter o incentivo do Programa Municipal de Incentivo à Cultura de Uberlândia (PMIC).

Na primeira etapa, mais de 500 conteúdos em vídeo e imagens já foram disponibilizados. O acervo de Celso Machado rendeu outras duas plataformas de conteúdo que fazem parte da vida cultural da cidade. A primeira é o programa de TV Uberlândia de Ontem e Sempre, criado em 2005, que já ultrapassou a casa dos 600 programas veiculados ao longo de 13 anos. A segunda é o Almanaque Uberlândia de Ontem e Sempre, cuja primeira edição foi publicada em 2011. Atualmente, está em sua 15a edição.

0

Plataformas de conteúdo

TV, Revista impressa e site

+ 0

Programas de Televisão

0

Vídeos digitalizados

0

Revistas publicadas

+ 0

Matérias nas revistas

0

Leis de Incentivo

Estadual e Municipal